CED 01 ITAPOÃ

Código INEP: 53016378
Endereço: DF 250 – Km 2,5 – Chácara nº 03 – Sitio Rosas – Região dos Lagos – Itapoã/DF
CEP: 71586-000
Telefone: (61) 39014304
E-mail: secretariocef05@gmail.com
cef05transversal@gmail.com
Site:
Projeto Pedagógico: PP 2019


Equipe Gestora
Diretor: Liesi Beatriz Maciel de Souza
Vice-Diretor: Maria das Graças Honório
Supervisor: Gilberto Batista da Silva
Supervisora: Kátia C. Barreto
Chefe de Secretaria: Cláudio de Souza Lima


Professores recebem os estudantes no ambiente virtual com carinho e criatividade!

SEJAM BEM VINDOS AO CLASSROOM!

Escola Em Casa – Google Classroom

A plataforma “Escola em Casa DF” é a sala de aula virtual da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, preparada especialmente para você! Por meio dela, poderemos retomar os nossos hábitos de estudos de forma segura e inovadora, permitindo a continuidade dos momentos preciosos de aprendizagem, interrompidos pelo surgimento da pandemia da COVID-19.
A plataforma é utilizada por meio do “Google Sala de Aula”, de acesso exclusivo para professores e estudantes desta Secretaria, para fins pedagógicos.
Nesse espaço, professores poderão se comunicar com estudantes realizando videoconferências, troca de mensagens, acesso a materiais didáticos, aplicação de avaliações, formação de grupos de trabalho, entre outras atividades.
Com isso, a Secretaria de Estado de Educação do DF pretende ampliar a assistência a professores e estudantes neste momento de crise. O objetivo é dar continuidade ao processo de aprendizagem com eficiência, prazer e dinamismo, apesar das consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus.

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

 

ENSINO MÉDIO

 


Atendimento
Ensino Médio
Ensino Fundamental – Anos Finais (do 6° ao 9° ano)
Sala de Recursos Generalista 
Ensino Especial (Deficiências Múltiplas)
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem 
Orientação Educacional

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 16h30min


Histórico
O Centro Educacional Nº 01 do Itapoã ainda está processando momentos marcantes e determinantes de sua história. Como instituição, nascemos em 2015 do anseio e da mobilização da comunidade, que se articulou para impedir que seus filhos fossem enviados para estudar em uma escola muito afastada da cidade do Paranoá. A partir dessa pressão popular, o Governo do Distrito Federal, representado na figura da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, decidiu pela criação do CEF 05 do Paranoá, uma escola vertical, provisória, cheia de dificuldades, porém trazendo em seu DNA as marcas da luta da comunidade por uma educação pública de qualidade.
Nossa sede provisória funcionava na Avenida Transversal, em um edifício comercial onde também funcionou durante muito tempo o antigo “Colégio Barão do Rio Branco” – instituição privada que acabou buscando uma estrutura física mais adequada um pouco antes da gente. A escola era urgente, mesmo longe das condições adequadas, ela foi conquistando seu espaço no coração da comunidade, atendendo jovens tanto do Paranoá quanto do Itapoã.
O CEF 05 do Paranoá contava, em 2018, com o efetivo de cerca de mil e cem estudantes, com idade compreendida entre 11 e 18 anos, matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, modalidade de ensino que passou a ser oferecida a partir de 2016. Nesse ano, a escola também passou a contar com uma Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação – essa sala, em 2017, foi realocada no CEF 01 do Paranoá, em razão da precariedade da estrutura física do CEF 05.
A próxima etapa a ser vencida pela escola aconteceu com uma mudança estrutural fundamental – a transferência no dia 15/abril 2019, para outro prédio, ainda provisório e alugado, mas muito mais adequado às suas atividades pedagógicas. Nessa fase, superada a precariedade estrutural do prédio anterior, será possível criar nas dependências da nova escola, um ambiente que acolha, que conforte e que estimule os educandos a irem para escola e a tornem um ambiente vivo e produtivo.
O Centro Educacional 01 do Itapoã funciona hoje em um prédio alugado, mas muito mais amplo e adequado ao funcionamento pleno de uma escola. A luta do corpo docente da escola está pautada na valorização da escola pública, como representante legítima dos anseios de uma parcela da população a quem, historicamente, tantas oportunidades foram negadas. Nessa perspectiva, educar, valorizar e empoderar nossos educandos é uma forma de corrigir uma distorção histórico social no processo de participação e voz social dessa parcela da população, construindo uma escola criativa, transformadora e cidadã.

Projetos
PROJETO MULTIDISCIPLINAR:“Brasília, patrimônio cultural da humanidade: conhecer para preservar”
PROJETO “ROBÓTICA”
PROJETO INTERVENTIVO: REAGRUPAMENTO