CED DARCY RIBEIRO

Código INEP: 53011520
Endereço: Quadra 31 – Conjunto F – Área especial , s/nº – Paranoá/DF
CEP: 71570 310
Telefone: (061) 3901 7564
E-mail: ceddarcyribeiro@gmail.com
Faceboock: Darcy Ribeiro
Projeto Pedagógico:PP 2018


Equipe Gestora
Diretora: Aldeneide Conceição dos Santos Rocha
Vice-Diretor: Francisco Augusto Vasconcellos Silva
Supervisor: Thiago Marques Pereira (diurno)
Supervisora: Karina Hollanda C. de Lacerda
Supervisor: Luiz Carlos dos S. Fontoura
Supervisor: Thiago Marques Pereira
Chefe de Secretaria: Sara Borges Lopes de Sousa


Escola Em Casa – Google Classeroom

A plataforma “Escola em Casa DF” é a sala de aula virtual da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, preparada especialmente para você! Por meio dela, poderemos retomar os nossos hábitos de estudos de forma segura e inovadora, permitindo a continuidade dos momentos preciosos de aprendizagem, interrompidos pelo surgimento da pandemia da COVID-19.
A plataforma é utilizada por meio do “Google Sala de Aula”, de acesso exclusivo para professores e estudantes desta Secretaria, para fins pedagógicos.
Nesse espaço, professores poderão se comunicar com estudantes realizando videoconferências, troca de mensagens, acesso a materiais didáticos, aplicação de avaliações, formação de grupos de trabalho, entre outras atividades.
Com isso, a Secretaria de Estado de Educação do DF pretende ampliar a assistência a professores e estudantes neste momento de crise. O objetivo é dar continuidade ao processo de aprendizagem com eficiência, prazer e dinamismo, apesar das consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus.

ENSINO MÉDIO

 


Atendimento
Matutino: Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)
Vespertino: Ensino Médio Regular (1º, 2º e 3º anos)
Noturno: Ensino Médio Regular (1º, 2º e 3º anos)

Regime de Funcionamento do Curso / Currículo
Ciclos para o Ensino Fundamental dos Anos Finais
Semestralidade para o Ensino Médio Vespertino, desde 2014
Semestralidade para o Ensino Médio Noturno, desde 2013

Turnos
Matutino: 07h15min às 12h15min
Vespertino: 13h00min às 18h00min
Noturno: 19h00min às 23h00min


Histórico
O Centro Educacional Darcy Ribeiro foi concebido em consonância com o crescimento demográfico do Paranoá. Em 1996, por meio do programa “Orçamento Participativo”, a comunidade do Paranoá definiu, como uma das metas, a construção de um Centro de Ensino que atendesse os moradores das quadras 25 a 34 da cidade, bem como os moradores dos condomínios e áreas rurais próximas.
Em 1997, no dia 22 de fevereiro foi inaugurado o Centro de Ensino 01 do Paranoá. Na aula inaugural, contamos com a presença do então Governador, o professor Cristovam Buarque de Holanda, que durante sua explanação explicou aos presentes que em seu Estado de nascimento as escolas recebiam nomes de pessoas que de alguma maneira contribuíram para melhoria da educação em nosso país e/ou nossa cidade. Na oportunidade, o Governador comentou sobre o falecimento do professor Darcy Ribeiro, grande colaborador da educação em nosso país, ocorrido em 17 do mesmo mês. Neste momento, um estudante chamando Ivan Guedes sugeriu ao Governador que fizesse a mudança de nome da nossa escola, como homenagem ao ilustre professor falecido.
No dia 02 de maio de 1997, mediante o Decreto nº 18.221, de 30 de abril de 1997 publicado no DODF nº 082, o Centro de Ensino 01 do Paranoá passou a se chamar Centro de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro. Conforme Portaria nº 195 de 02 de junho de 2009, publicada no DODF n°111 de 10 de junho de 2009 passa a ser chamado de Centro Educacional Darcy Ribeiro.
No ano de 2016, houve eleições diretas para Diretor e Vice Diretor do Centro Educacional Darcy Ribeiro mediante a participação de toda a comunidade escolar que elegeu a Professora Aldeneide C. dos Santos Rocha como Diretora e Francisco Augusto S. Vasconcelos como Vice Diretor para o triênio 2017-2019.
A partir do ano de 2018, o Centro Educacional Darcy Ribeiro implementou a Organização em Ciclos para as aprendizagens (3º Ciclo). Conforme as diretrizes de intervenção nos ciclos a escola vem realizando avaliações diagnósticas que se tornaram o ponto de partida para o processo interventivo que, em nossa visão vai impulsionar ainda mais a aprendizagem dos estudantes.


Projetos
JOGOS ESCOLARES
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
FESTA DO FOLCLORE
SEMANA CULTURAL E CIENTÍFICA
FESTA JUNINA
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – PARTE DIVERSIFICADA
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL – PARTE DIVERSIFICADA
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – EDUCAÇÃO INTEGRAL
CAPOEIRA E CIDADANIA
PAINEL DE HONRA
PROFESSOR CONSELHEIRO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID
CINE MAIS CULTURA X ENSINO MÉDIO INOVADOR
PROJETO LEITURA E REDAÇÃO: LER E ESCREVER PARA COMPREENDER O MUNDO
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL