CED PAD DF

Código INEP: 53006720
Endereço: BR 251 – Km 07 – Estrada de UNAÍ 
CEP: 70359-970
Telefone: (61) 3901 8167 – 3309 6563
E-mail: paddfcentroeducacional@gmail.com
Site:
Projeto Pedagógico: PP 2019


Equipe Gestora
Diretor: Gildney Ferreira de Souza
Vice-Diretor: Uilda da Silva
Supervisora: Suely de Fátima Campos Melo
Supervisora: Vanusa Souto Tomaz
Supervisora Noturno: Tânia de Souza Lima
Chefe de Secretaria: Gerciara Oliveira de S. Matos


Atendimento
Ensino Médio
Ensino Fundamental – Anos Finais (do 6° ao 9° ano);
Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Sala de Recursos Generalista (Anos Iniciais);Transtorno Global do Desenvolvimento);
Ensino Especial (Deficiências Múltiplas);
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (Psicólogo Itinerante e Pedagogo);
Orientação Educacional.

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 18h00min
Noturno: 19h30min às 22h30min


Histórico
O Centro Educacional do PAD-DF, é hoje a maior escola do Campo do Distrito Federal, atendendo a cerca de 1.100 estudantes em 38 turmas no Ensino Médio, Anos Finais e EJA (1º, 2º e 3º segmentos) nos períodos matutino, vespertino e noturno respectivamente. Os estudantes são oriundos de várias comunidades rurais do DF e entorno (Capão Seco, Café sem Troco, Quebrada dos Neres, Lamarão, Cariru, Buriti Vermelho, Jardim, Marajó GO, Alphaville GO). A escola é mantida com recursos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) e com recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A sede do CED PAD/DF foi inaugurada em 18 de agosto de 1988, no
Governo de José Aparecido de Oliveira, com o nome de Centro de Ensino de 1° Grau do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal – PAD-DF, porém, com a lei nº 2.636, de 6 de dezembro de 2000 (DODF DE 08.12.2000) foi transformado em CED (destinado a oferecer as séries/anos finais do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e o 2º e 3º Segmentos da EJ A), passando a ter a nomenclatura de Centro Educacional do PAD-DF. Até o ano de 2014, porém, havia ainda atendimento para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, quando se formou então, a última turma desta modalidade.
Anteriormente a estas datas, a região era atendida primeiramente pela professora Neusa Gato, que foi convidada a vir para Brasília, ministrar aulas em uma sala improvisada na Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA/DF), instituição criada pelos trabalhadores que vieram para a
região. Eles eram pequenos agricultores, que vieram em sua maioria do Rio Grande do Sul, tentar a vida em Brasília. Formaram uma comunidade, começaram a produzir, constituíram família, tiveram filhos e estes precisavam estudar. Por desejar que seus filhos tivessem acesso a uma educação formal, essa comunidade de agricultores fez o convite a educadora, que trabalhou com os estudantes em uma sala improvisada, dentro da cooperativa, demonstrando o anseio da comunidade do PAD/DF pela criação da escola. Com o tempo, a sala improvisada na COOPA-DF já não comportava o número de alunos a serem atendidos. Então fez-se necessária a construção de uma edificação que suprisse a demanda por educação da região. Atualmente, a escola se tornou um ponto de
referência por ser a única que oferece a modalidade do Ensino Médio e EJA 2º e 3º segmento na região.
Conforme questionários aplicados (em março de 2017), ficou constatado que, atualmente, o corpo discente do CED PAD/DF é composto de filhos de pequenos chacareiros, de funcionários de fazendas da região, de trabalhadores do comércio, da agroindústria e de servidores do GDF.

Projetos
Os principais projetos da escola listados e se possível, com uma pequena explanação sobre cada um deles.