CEF 02 PARANOÁ

Código INEP: 53012003
Endereço: Quadra 04, Paranoá, Brasília-DF
CEP: 71570-401
Telefone: (61) 3901 7566
E-mail: secretariocef02@gmail.com
Instagram: @cef02doparanoa
Projeto Pedagógico: PP 2018


Equipe Gestora
Diretor: Rogério Cardoso Reuter
Vice-Diretor: Lenilda Damaceno Perpétuo
Supervisora: Elisa do Carmo Jabur
Supervisora: Maria Clara Magalhães Carrilho
Supervisora Noturno: Alessandra de Souza L. Queiroga
Chefe de Secretaria: Jemile Sousa Moura


CEF 02 

ATIVIDADE

Queridos estudantes, os desafios estimulam o cérebro e são uma formas de aprimorar o raciocínio.
Então, refletindo sobre isso, você vai encarar esses desafios que o Ari, nosso professor de Matemática, escolheu para vocês?! Fique atento a todas as informações e os resolva com calma!
Se quiser, depois de resolvê-los, encontre uma maneira de compartilhar com a gente os resultados que você encontrou!!!
Boa sorte e mãos à obra! Ops!!! Neurônios à obra!

DESAFIO 1
Uma lesma que se encontra no fundo de um poço de 21,5m resolveu sair. Porém a cada dia ela sobe 4 m e escorrega 1,5m. quantos dias ela levará para sair desse poço?

DESAFIO 2
Os números 4, 5, 8, 15, 16, 45, 32, 135, 64______, seguem uma sequência lógica. Nessas condições o décimo termo é?

DESAFIO 3
How many Square are there ?

Escola Em Casa – Google Classroom

A plataforma “Escola em Casa DF” é a sala de aula virtual da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, preparada especialmente para você! Por meio dela, poderemos retomar os nossos hábitos de estudos de forma segura e inovadora, permitindo a continuidade dos momentos preciosos de aprendizagem, interrompidos pelo surgimento da pandemia da COVID-19.
A plataforma é utilizada por meio do “Google Sala de Aula”, de acesso exclusivo para professores e estudantes desta Secretaria, para fins pedagógicos.
Nesse espaço, professores poderão se comunicar com estudantes realizando videoconferências, troca de mensagens, acesso a materiais didáticos, aplicação de avaliações, formação de grupos de trabalho, entre outras atividades.
Com isso, a Secretaria de Estado de Educação do DF pretende ampliar a assistência a professores e estudantes neste momento de crise. O objetivo é dar continuidade ao processo de aprendizagem com eficiência, prazer e dinamismo, apesar das consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus.

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

 


Atendimento
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano
EJA – Ensino Fundamental – Anos Finais
EJA – Ensino Médio

Turnos
Matutino: 07h15min às 12h15min
Vespertino: 13h00min às 18h00min
Noturno: 19h00min às 22h35min


Histórico
O CEF 02 do Paranoá iniciou suas atividades na Quadra 24 desta Região Administrativa, sob a direção da profª. Elza e da profª. Elzi. Em 1998, durante a gestão da Professora Lílian, a escola foi transferida para a Quadra 04 onde funciona até hoje.
Podemos destacar na história da instituição a inauguração da Sala de Leitura Anísio Teixeira, importante educador brasileiro signatário do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e criador da rede de ensino público de Brasília na década de sessenta. André, neto do homenageado compareceu à cerimonia.
Em 1999, a escola sofreu uma intervenção da então Diretoria Regional de Ensino (DRE), que culminou com a saída do então diretor Alcemiro e a chegada do prof. Gilvan que assumiu o cargo de direção da escola.
Um dos projetos destacados dessa época foi a horta comunitária, cultivada pelos estudantes, localizada atrás da cantina da escola. Esse trabalho foi interrompido durante alguns anos e retomado em 2017 pelos professores que atuam com as cargas de Parte Diversificada – PD.  Outro acontecimento relevante foi a desativação de laboratórios da escola para instalação da DRE. Anos depois, o prof. Samuel organizou a escola de maneira que o trabalho fosse realizado em salas ambientes.
A comunidade escolar sempre se preocupou em melhorar o ambiente da escola, por isso devemos destacar o projeto coordenado pelo Prof. Portela, que promoveu o plantio de árvores no estacionamento da escola. Com apoio da Profª. Kátia, o Grêmio Estudantil foi também outro destaque, desenvolvendo diversas atividades lideradas pelos estudantes que se sentiram protagonistas em relação aos rumos da escola.
Em 2010 a escola ficou sob a direção dos professores Michele Ferreira Nacfur (diretora) Jorge Benedito Araújo, Pedro Caixeta e Rogério Cardoso Reuter (atual vice-diretor). Desde a sua inauguração, os professores sempre se preocuparam em organizar exposições de arte reciclável, artes plásticas, festas juninas, festas de Halloween, apresentações teatrais, escolha do garoto e da garota primavera, com a realização de festival de música (“Paira no ar”), desfiles para a escolha da beleza negra feminina e masculina, oficinas instrucionais, com palestras diversas, gincanas (de arrecadação, esportivas e culturais), campeonatos esportivos, mostras relacionadas à consciência negra entre outras diversas atividades.
No ano de 2011, a escola decidiu aderir ao Projeto de Educação Integral, quando a escola passou a oferecer aos estudantes aulas de reforço (nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa), violão, capoeira e luta olímpica, ministradas por monitores. O Projeto funcionou até 2017 e em 2013, seus atletas obtivemos grandes resultados nas competições nacionais.
Em 2017, a escola recebeu duas turmas para atendimento de estudantes portadores de necessidades especiais: 01 (uma) Classe Especial e 01 (uma) Classe de EJA Interventiva de 1º segmento, que corresponde às turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Esse mesmo atendimento ocorreu em 2018 e 2019, com uma alteração: a turma de EJA Interventiva referia-se ao 2º segmento, que corresponde às turmas de 6º ao 9º ano.
A partir de 2018 a escola adotou o trabalho com o 3º ciclo, dividido em dois blocos: o bloco 1 (6º e 7º anos) e bloco 2 (8º e 9º anos).
Os espaços de integração e convivência são muito importantes para a faixa etária atendida na escola, por isso, a direção se esforçou em transformar espaços desocupados em uma quadra alternativa para utilização nas aulas de Educação Física e uma praça para integração dos estudantes.

Projetos
Os principais projetos da escola listados e se possível, com uma pequena explanação sobre cada um deles.