CEF BURITI VERMELHO

Código INEP: 53006810
Endereço: Df-270/VC 322 – Núcleo Rural Buriti Vermelho – Paranoá/DF
CEP: 71570-000
Telefone: (61) 3702 0323
E-mail: cefburitivermelho@gmail.com
Site:
Projeto Pedagógico: PP 2018


Equipe Gestora
Diretor: Fabíola Sabino Mendes
Vice-Diretor: Fernando Campos Rocha
Supervisora: Núcia Maria de O. Cenci
Chefe de Secretaria: Iara da Conceição Dias



CEF BURITI VERMELHO

 

Atendimento
Ensino Fundamental – Anos Finais (do 6° ao 9° ano);
Sala de Recursos Generalista (Anos Iniciais);
Ensino Especial (Deficiências Múltiplas);
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (Psicólogo Itinerante e Pedagogo);
Orientação Educacional

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 18h00min


Histórico
A Colônia Agrícola Buriti Vermelho é uma comunidade rural onde habitam em torno de 40 famílias que moram na localidade há muitos anos, vivendo da tradição da agricultura familiar. A escola atende uma quantidade de significativa de estudantes, cerca de 225 jovens.
Considerando que a Educação é um direito social garantido na Constituição Federal, a existência da Escola Pública é imprescindível para atender as demandas de estudantes da comunidade das áreas urbanas e rurais como é o caso da região do Buriti Vermelho.
Em janeiro de 2012, a então Escola Classe Buriti Vermelho que já estava ligada à CRE do Paranoá e Itapoã, passou a ser um Centro de Ensino Fundamental, pois a região carecia de um CEF que atendesse a demanda da localidade (Café sem troco, Cariru, Sussuarana, Itapeti, Granja Progresso, Lamarão, Barra Alta, entre outras).
Na comunidade é possível encontrar muitos filhos de assentados “sem terra”, mas podemos também observar estudantes migrantes, vindos de outros Estados da Federação, como por exemplo: Minas Gerais, Bahia, Piauí, Tocantis, Mato Grosso, Goiás entre outros.
A reunião de população tão diversa, formou uma comunidade múltipla, que manifestam costumes e bagagens próprias, de diferenças culturais e linguísticas marcantes, e que fazem com que a comunidade do Buriti Vermelho seja bem eclética.
Trata-se de uma comunidade essencialmente agrícola, composta de pequenos e médios produtores rurais, que trabalham em chácaras, garantindo sua sobrevivência através da produção agropecuária e hortifrutigranjeira, e essas características devem ser exploradas, trabalhadas conforme essa realidade, apoiando-se em uma legislação específica das Escolas do Campo definida pela SEDF.

Projetos
Os principais projetos da escola listados e se possível, com uma pequena explanação sobre cada um deles.