CIL PARANOÁ

Código INEP: 25874136
Endereço: Avenida Principal – Quadra 17 – Conjunto 09 – Lote 01
CEP: 71571 710
Telefone: (61) 3901 5500  /   WhatsApp: (61) 9 8598-5823
E-mail: cil.paranoa@edu.se.df.gov.br
Site: Facebook CIL    /    Instagram: @cilparanoa


Equipe Gestora
Diretora: Márcia Santana Gentil Ramalho
Vice-Diretora: Sara Roberta Ferreira Lima
Supervisor: André Luis Soares de Souza
Supervisor: Tássio Araújo Santana
Chefe de Secretaria: Ionaldo Moura Santos 


                         Bem-vindos! Welcome! Bienvenidos!                         Bienvenue! ようこそ (Youkoso)!

LISTA DE TOKEN DE ACESSO AO CLASSROOM

Prezados estudantes do CIL Paranoá, verifiquem na lista de TOKEN de primeiro acesso à Plataforma Google Classroom com seus professores e entre em sua SALA DE AULA VIRTUAL.

Abra o GMAIL, coloque seu email completo. Em seguida digite sua senha de primeiro acesso (TOKEN) e vá direto ao “Quadrado” de APPs do Google e acesse o CLASSROOM.

Defina seu perfil como ESTUDANTE e acesse a sala de aula que estará visível para você!

VEJA O TUTORIAL PARA ACESSAR O GOOGLE SALA DE AULA!

 

Olá Pessoal,
Segue o link para atividades que contemplam as quatro línguas estudadas no CIL 01 do Paranoá.
O aplicativo nos permite aprender a língua alvo de forma divertida ao assistir vídeo clips de nossas músicas favoritas.
As atividades são divididas em diferentes níveis, do básico ao avançado, e proporcionam aprendizagem de vocabulário e melhora na compreensão oral do aluno.

PLATAFORMA LYRICSTRAINING

Instruções
1. Click no link acima e se cadastre na plataforma Lyricstraining.
2. Escolha, na plataforma, a língua que você deseja praticar e aqui, na lista a baixo, uma música de acordo com o idioma.
3. Procure a música pelo título ou pelo cantor.
4. Escolha o nível que quer jogar.
5. O objetivo do jogo é completar a letra da música com as palavras que faltam.

Lista de músicas por idioma

IDIOMA MÚSICA CANTOR
Espanhol Calma Pedro Capó
Francês On ecrit sur les murs Kids United
Inglês Señorita Camila Cabello
Japonês Fukuwarai Yuu Takahashi

BOM TRABALHO!


Atendimento
Além do atendimento prioritário aos estudantes oriundos das escolas da Rede Pública de Ensino do DF, desde da sua origem em 2016, o CIL 01 do Paranoá passou a receber estudantes da rede privada e comunidade em geral, devido à força de Lei Distrital nº 5.536, de 28 de agosto de 2015, que assegura que caso haja vagas remanescentes, elas sejam ofertadas para a comunidade. Atualmente, contamos com 76 turmas de Inglês, 29 turmas de Francês, 29 de Espanhol e 07 de Japonês. O espaço físico da escola conta com 12 salas de aula, 01 secretaria, 01 sala de coordenação, 01 sala dos professores, 01 sala da direção, 01 sala da mecanografia e espaços destinados à sala de Referências (exigência do Projeto do japonês), Biblioteca, SOE e sala de Apoio.

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 16h30min
Noturno: 19h30min às 22h30min


Histórico
O primeiro CIL do DF foi criado em 1975, CIL 01 de Brasília, depois em 1985 o CIL de Ceilândia, em 1986 o CIL de Taguatinga, em 1987 o CIL do Gama e o CIL de Sobradinho, em 1995 o CIL do Guará, em 1998 o CIL 02 de Brasília e o CIL de Brazlândia, em 2015 os CIL do Recanto das Emas, CIL de Planaltina e CIL de Santa Maria e finalmente em 2016 foram criados os CIL do Paranoá, CIL de São Sebastião, CIL do Núcleo Bandeirante e CIL de Samambaia.
O Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá começou suas atividades em 2016, funcionando provisoriamente na CRE Paranoá até março de 2017, quando as atividades foram transferidas para sua sede atual na Avenida Principal. O CIL Paranoá nasceu do anseio da comunidade em estudar uma língua estrangeira próximo da sua casa, sem a necessidade de realizar deslocamentos para outras regiões administrativas. A partir da política educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em promover a instalação de um Centro Interescolar de Línguas em cada Coordenação Regional de Ensino, inaugurou-se o CIL Paranoá no dia 10 de março de 2016.
No início do terceiro ano de funcionamento, a Unidade Escolar passou a ofertar no turno vespertino aulas de japonês. Foi firmado entre o governo do Japão (por intermédio da sua embaixada) e o governo do DF um contrato de incentivo à promoção da língua no Distrito Federal. E assim foram criadas 7 turmas de japonês no turno vespertino. Agrega-se a essa iniciativa a parceria entre o CIL Paranoá e a Universidade de Brasília.

Projetos
Os principais projetos da escola listados e se possível, com uma pequena explanação sobre cada um deles.