EC 01 PARANOÁ

Código INEP: 53006747
Endereço: Quadra 26 – Conjunto G – Área Especial – Paranoá/DF
CEP: 71570-260
Telefone: 3901 7762
E-mail: ec01paranoa@gmail.com
Site: 
Projeto Pedagógico: PP 2018


Equipe Gestora
Diretor: Claudinei Batista dos Santos
Vice-Diretor: Patrícia Maria Durães Fonceca
Supervisor: Joaquim Francisco de Almeida Neto
Supervisor: Pedro Paulo Cardoso Bragança
Chefe de Secretaria: Adelson Mendes


Bem vindos e bem vindas!

Atendimento
Educação Infantil;
Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do 1° ao 5° ano);
Sala de Recursos Generalista (Anos Iniciais);Transtorno Global do Desenvolvimento);
Ensino Especial (Deficiências Múltiplas);
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (Psicólogo Itinerante e Pedagogo);
Orientação Educacional.

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 16h30min


Histórico
A Escola Classe 01 do Paranoá foi criada por meio da Resolução 1060 de 28/02/1985, para oferecer educação formal e sistematizada aos filhos dos pioneiros e às crianças que nasciam na cidade. A primeira Escola Classe do Paranoá, conhecida pela comunidade local como Escola de Lata, que oficialmente passou a ser denominada Escola Classe 01 do Paranoá. No entanto, somente em 1989, foram fixados os limites territoriais  da atual cidade.
Em 1991, foi construído o atual prédio da Escola Classe 01 do Paranoá, situada na Quadra 26. Desde sua criação até os dias atuais , essa Unidade Escolar atendeu estudantes matriculados nos turnos matutino, vespertino e noturno, ofertando diferentes etapas da educação básica e algumas modalidades de ensino: Ensino Especial, Educação Infantil, Ensino fundamental Séries Iniciais e Educação de Jovens e Adultos.
Entre 2005 e 2015 a escola retomou sua característica de Escola Classe, ofertou apenas Ensino Fundamental e Ensino Especial, atendeu a modalidade Educação de Jovens e Adultos excepcionalmente no ano 2014. Em 2016 ofertou-se vagas para formação de 2 turmas do II período da Educação Infantil, entretanto, devido à falta de estrutura física adequada, em 2017 ofertamos vagas apenas para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Especial. Devido à necessidade de matrícula na comunidade local, abrimos 3 turmas de Classe Especial- TGD e 06 turmas do I Período- Educação Infantil.
A história da “escola de lata” mudou, o atual prédio conta com 38 salas de aula, é uma escola renomada na comunidade local, existe muita procura de vagas, o que faz com que as salas de aula estejam sempre lotadas. Uma escola que em sua história participou da formação de várias gerações: pais, filhos e netos.
A Escola Classe 01 do Paranoá foi inaugurada em 1991 pelo então governador Joaquim Roriz, o corpo docente é formado atualmente por 40 professores regentes, muitos deles moradores da cidade do Paranoá /Paranoá Parque, Itapoã, chácaras próximas, condomínios adjacentes. Dos 857 estudantes matriculados nessa Unidade Escolar, 48 % são moradores do Paranoá/Paranoá Parque e 52% das vagas foram disponibilizadas para os estudantes moradores da cidade do Itapoã, Del Lago e Fazendinha,condomínios e chácaras.
A EC01 Paranoá pertence à CRE do Paranoá conta com os serviços de 65 profissionais, a saber: 1 diretora, 1 vice-diretora, 1 supervisor, 1 chefe de secretaria, 38 professores regentes, 3 coordenadores pedagógico para o Ensino Fundamental, Ensino Especial e Educação Infantil, 1 coordenador pedagógico para a Educação Integral, 2
professoras na sala de recursos, 1 orientadora educacional, 1 psicóloga, 1 pedagogas, 2 professores de Educação Física do Projeto Educação em Movimento e 1 professor do Projeto Ginástica nas Quadras.
Na modalidade do Ensino Especial a Escola Classe 01 do Paranoá tem marcado uma bela trajetória no que se refere ao trabalho desenvolvido como Escola Inclusiva, integrando os estudantes com necessidades educacionais especiais anualmente, garantindo-lhes matrículas em turmas de classes especiais com vistas à integração no ensino regular em turmas reduzidas e turmas de integração inversa, perfazendo em 2018 o total de 14 turmas de Integração Inversa e 1 turma reduzida.
Em 2008, a escola aderiu ao projeto da Educação Integral proposto pela Secretaria Extraordinária da Educação Integral, atendendo 150 estudantes por ano, ampliando tempos e espaços no interior da escola e em parcerias com outros órgãos, rumo a oferta de uma educação integral conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases de Educação, o Currículo em Movimento e demais legislação da educação.
Desde 2015 as atividades da Educação Integral são desenvolvidas no Clube da ASSEB e acontecem 3 vezes por semana, local que os estudantes participam de diversas oficinas, recebem alimentação e transporte para participarem das atividades. Devido a entrega das casas do Programa Federal Minha Casa, Minha vida, desde 2015, com a criação do Paranoá Parque, aumentou a procura de vagas nesta região administrativa, e como não houve construção de escolas, nessa Unidade Escolar não cumpre-se fielmente a estratégia de matrícula prevista, acarretando matrículas s excedentes em todas as turmas, quadro que se repete nos últimos anos.

Projetos
Os principais projetos da escola listados e se possível, com uma pequena explanação sobre cada um deles.