EC 02 PARANOÁ

Código INEP: 53006755
Endereço: Quadra 30 – Conjunto E – Lote 17 – Paranoá/DF
CEP: 71573-025
Telefone: (61) 3901 7563
E-mail: escolaclasse02gmail.com                   secretariaec02@gmail.com
Site:
Projeto Pedagógico: PP 2018


Equipe Gestora
Diretor: Maria de Fátima de Oliveira Lisboa
Vice-Diretor: Maria das Graças Gomes Martins
Supervisora: Regina Célia Brandão do Nascimento
Supervisor: Laercio Belo Pintos
Chefe de Secretaria: Maurício Lima da Rocha Barbosa


Atendimento
Educação Infantil;
Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do 1° ao 5° ano);
Sala de Recursos Generalista (Anos Iniciais);Transtorno Global do Desenvolvimento);
Ensino Especial (Deficiências Múltiplas);
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (Psicólogo Itinerante e Pedagogo);
Orientação Educacional.

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 16h30min
Noturno: 13h30min às 16h30min


Histórico
A Escola Classe 02 do Paranoá está situada na região administrativa do Paranoá e atende os estudantes dessa Região Administrativa e, também, estudantes oriundos do Itapoã, chácaras e condomínios adjacentes. O Paranoá surgiu devido à necessidade de um ponto de apoio, no Distrito Federal, para os pioneiros que trabalharam na construção da Barragem do Lago Paranoá. Após o término da  construção, alguns trabalhadores permaneceram no Distrito Federal com suas famílias, surgindo a Vila Paranoá. Em 1989, foi instituída como Região Administrativa VII e transferida para a atual localização. A cidade do Itapoã também surge anos mais tarde também devido às dificuldades da população com relação ao acesso à moradia. No início, existia apenas o Condomínio Residencial Itapoã. Mais tarde, as pessoas começaram a ocupar lotes da expansão do condomínio, o que ocorreu em várias etapas. A população do Itapoã é constituída de parentes dos moradores do Paranoá, de pessoas de vários outros lugares do DF e de outras regiões do Brasil, principalmente do Nordeste.
Até 1988, na Vila Paranoá existia apenas uma escola classe, que era conhecida como Escola de Lata, pois suas paredes foram construídas com metal. Com a expansão da Vila, a unidade de ensino que atualmente chama-se Escola Classe 02 foi criada para atender a demanda da comunidade do antigo Paranoá. Nesse período, a documentação dos estudantes era vinculada e ficava sob responsabilidade da Escola Classe 01 até a regulamentação oficial da Escola Classe.
Em 27 de novembro de 1989, foi criada a portaria que regulamentou a criação oficial da Escola Classe 02 do Paranoá, que ficou sediada no atual CEF 01 do Paranoá, até o dia 03 de março de 1990. No dia 04 de março de 1990, ocorreu a transferência definitiva desta instituição de ensino para a atual localidade. A Escola Classe 02 do Paranoá foi inaugurada em 1991, pelo então governador Joaquim Roriz, tendo como diretora a professora Erondina. 

Projetos
Os principais projetos da escola listados e se possível, com uma pequena explanação sobre cada um deles.