EC 03 PARANOÁ

Código INEP: 53006763
Endereço: Quadra 17 – Conjunto C – Lote 08 – Paranoá/DF
CEP: 71571-703
Telefone: (61) 3901 7558
E-mail: ec03.paranoa@edu.se.df.gov.br      secretarioec03@gmail.com
Site: Facebook
Projeto Pedagógico: PP 2018


Equipe Gestora
Diretora: Maria Vanilda Vieira Amaral
Vice-Diretora: Magda Rodrigues da Silva
Supervisora: Noelia da Silva Souza
Chefe de Secretaria: Valter Barbosa dos Santos


Queridos pais!

Os memes até nos fazem rir do confinamento em casa com as crianças, mas vocês sabem que precisamos nos preparar para a verdadeira guerra que será esse dia a dia.
No início, celulares, videogames, tablets e televisão acabaram virando as babás eletrônicas, mas deixar que a tecnologia contamine por completo a quarentena do coronavírus pode agravar a ansiedade inevitável da criançada nestes tempos incertos.
Então, o melhor remédio é se encher de inspiração, criatividade e paciência para rechear estas “férias estranhas” com atividades que andavam fora de moda.
É hora de colocar a biblioteca das crianças em ação, selecionando os livros com elas, inventando competição de leitura, apresentações de teatro e lendo para os filhos como nunca.
Sugerimos para dar graça a estes dias que vocês acessem o Mapa do Brincar, da Folha de S.Paulo, que reúne 750 brincadeiras de todas as regiões do país.

MAPA DE BRINCAR – Jornal Folha de São Paulo. 


Atendimento
Educação Infantil;
Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do 1° ao 5° ano);
Sala de Recursos Generalista (Anos Iniciais);Transtorno Global do Desenvolvimento);
Ensino Especial (Deficiências Múltiplas);
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (Psicólogo Itinerante e Pedagogo);
Orientação Educacional.

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 16h30min
Noturno: 13h30min às 16h30min


Histórico
Com a fixação da Vila Paranoá, a área do antigo acampamento tornou-se um Parque Vivencial Ecológico, aprovado pelo Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente – CAUMA em 3/6/92. O objetivo dessa área do parque é preservar a vegetação da antiga Vila, árvores frutíferas plantadas pelas famílias e as edificações
remanescentes como memória do antigo espaço. O Parque Vivencial do Paranoá é um marco histórico para a memória daquele núcleo pioneiro e sua preservação e valorização, como testemunho da construção de Brasília, partiu de reivindicação da comunidade que vivenciou esse período da nossa história.
Como a população crescia em demasia, aconteceu a transferência das pessoas do Paranoá Velho para o Paranoá Novo, havendo a necessidade de se criar uma Instituição Educacional, que atendesse a essa nova clientela. Dessa necessidade, surge a Escola Classe 03 do Paranoá, localizada à Quadra 17 Conjunto “C” Lote 08. A escola foi inaugurada em junho de 1990 pelo governador da época Wanderley Vallim da Silva tendo como Secretária de Educação do DF a professora Malva de Jesus Queiroz Oliveira.
No período de sua fundação, funcionavam duas modalidades de ensino: ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Assumiu a direção a professora Talita Ribeiro dos Reis em 29/06/1990 e a função de chefe de secretaria Maria do Socorro do Nascimento Oliveira. Assim como as demais regiões administrativas do Distrito Federal, existe também no Paranoá, uma diversidade cultural muito grande, com povos que vieram de outras regiões brasileiras na tentativa de melhorar os padrões de vida no Distrito Federal. A comunidade em que a escola está inserida, tem como atividade econômica principal o comércio, não gerando grande quantidade de emprego para a população e é portanto, nesse contexto que a escola encontra-se inserida, buscando cada vez mais articular-se com as famílias e com a comunidade, na tentativa de sanar os problemas existentes, oferecendo uma educação de qualidade.

Projetos
Os principais projetos da escola listados e se possível, com uma pequena explanação sobre cada um deles.