EC 05 PARANOÁ

Código INEP: 53006780
Endereço: Quadra 24 – Conjunto I – Área Especial – Paranoá/DF
CEP: 71572-409
Telefone: (61) 3901 7559
E-mail: ec05paranoa@gmail.com                   secretarioec05@gmail.com
Site: Facebook
Projeto Pedagógico: PP 2019


Equipe Gestora
Diretora: Juliana Moreira Mendanha de Souza
Vice-Diretor: Isabel Chrisóstomo Carvalho
Supervisor: Edmilson Fagundes de Souza
Chefe de Secretaria: Maria Elcivânia de Freitas


Bem vindos e bem vindas!

Atendimento
Educação Infantil;
Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do 1° ao 5° ano);
Sala de Recursos Generalista (Anos Iniciais);Transtorno Global do Desenvolvimento);
Ensino Especial (Deficiências Múltiplas);
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (Psicólogo Itinerante e Pedagogo);
Orientação Educacional.

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 17h30min


Histórico
A Escola Classe 05 do Paranoá foi criada através da Resolução nº 3694 de 16 de fevereiro de 1993. A partir de 1999 passou a ser vinculada à Divisão Regional do Paranoá. Foi inaugurada e fundada em 1993, pelo então Governador do Distrito Federal Joaquim Roriz e pela Secretária de Educação Eurides Brito com objetivo de atender o horário intermediário (horário da fome), iniciada com turmas de CBA – Ciclo Básico de Alfabetização.
As escolas classes são destinadas à oferta do ensino fundamental de anos iniciais, porém de 1994 à 1996 a EC05 abriu suas portas também no turno noturno para atender adultos que cursavam a 5ª série. O Ensino Fundamental de nove anos – Anos Iniciais – começou a ser ofertado no ano de 2008 para os alunos de 6 anos, que  integravam o 1º ano.
Em 2013, a EC05 cede ao interesse da Gerência Regional de Ensino do Paranoá em atender os estudantes do Paranoá e Itapoã que ingressavam no 6º ano, na tentativa de evitar o abandono escolar e preconceitos gerados da situação de estudarem em escolas da Gerência Regional de Ensino do Plano Piloto. Nesta época a demanda por vagas nas escolas era maior do que o número de escolas da região davam conta de atender e não havia previsão de construção de novas escolas na região. A estrutura física da escola inadequada para atender a demanda de CEF, tais como ausência de quadras de esportes, para as aulas de educação física, e espaço livre para trânsito dos estudantes no horário do intervalo e muitas situações de violência na escola contribuíram para a falta de sucesso da experiência. Em 2014, a EC05 volta a atender apenas estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A Escola Classe 05 do Paranoá é a menor escola urbana da região e atende 610 estudantes da faixa etária de 6 a 13 anos, provindos da cidade do Paranoá, Itapoã e Paranoá Park, distribuídos em 22 turmas, sendo 11 em cada turno. No período vespertino estão formadas as turmas do I Bloco do II Ciclo o BIA. Sendo duas turmas de 1º ano; quatro turmas de 2º ano, uma dessas de Integração Inversa; quatro turmas de 3º anos classe comum e uma de integração inversa. No turno matutino compõem a escola as turmas do II bloco do II ciclo formado por seis turmas de 4º anos, sendo uma de integração inversa e cinco turmas de 5º ano, sendo uma de integração inversa. 
Contamos com uma Sala de Recursos onde os estudantes ANEE (Alunos com Necessidades de Especiais) de acordo com o disposto por lei tem direito a um atendimento mais individualizado com
recursos para ajudá-los a um melhor desempenho escolar. A EC 05 do Paranoá conta com duas professoras da sala de recursos, que atendem 19 alunos, todos com laudo médico. Temos uma pedagoga que presta atendimento para e uma psicóloga (itinerante) que atuam na Equipe de Apoio Especializado com uma sala específica para a Equipe. Felizmente esse ano contamos com o apoio de uma Orientadora Educacional. Sabemos da importância desse profissional e suas contribuições para desenvolver e colocar em prática efetivamente projetos que atendam estudantes que evidenciam essas características.

Projeto “Histórias & Viagens” na Biblioteca Virtual
Professora: Iara Vidal Andrade Bonfim

A adaptação de um Projeto Literário dentro de um espaço virtual nasceu da necessidade de alcançar os nossos estudantes da EC 05 do PARANOÁ – DF!
Por essa demanda, a professora Iara, pensou em como ajudar a Direção Escolar e a Equipe de Professores, nesse momento tão atípico de uma Pandemia Mundial – COVID – 19. Após essa reflexão, ela criou uma Biblioteca Virtual que pudesse amenizar ou aproximar as famílias de seus estudantes, do espaço escolar!
Então, 08 de julho, a professora anunciou à Equipe Gestora da escola sobre a criação da sala na plataforma virtual da SEEDF: Google Sala de Aula.

Como surgiu a ideia do Projeto “Histórias & Viagens”
Antes do isolamento, a professora Iara Vidal iniciou um projeto na escola, no qual, estava engajada com a Feira Literária e a apresentação da peça teatral “Peter & Wendy” de JMBarrie que envolvia todos os estudantes, do turno matutino e estavam trabalhando há mais de um mês.
Então, na tentaria de sanar essa lacuna e continuar com a proposta literária em outros moldes com outros mecanismos, a professora Iara Vidal lançou esse projeto da Biblioteca Virtual!

Como funciona
A professora grava cada história, previamente: edita, baixa no YouTube e posta no seu perfil da rede social do Instagram que foi criado especialmente para contar e mostrar as histórias! Depois de tudo pronto adiciona na plataforma Google do Sala de Aula, da escola!

Atendimento
Quinzenalmente, ela atende as turmas devidamente organizadas em seus horários. Previamente, cada professor regente entra na plataforma com a sua turminha, assistem ao vídeo da contação de histórias se dirigem ao momento da aula online e no final, desenvolvem uma atividade com referência à obra literária.

Experiência dos estudantes
Segundo a criadora do projeto: ”Esse é um momento enriquecedor em nossa plataforma. Os estudantes sentem-se prestigiados e felizes por estarem conectados com o mundo literário infantil”. Agora fica a dica para quem quer ter uma aventura inesquecível no mundo da leitura de uma maneira alegre e interativa.

Projeto “Café Literário”

A professora Iara Vidal, também, criou um espaço especial de diálogo entre professores e famílias, o “Café Literário”.
O objetivo é trazer profissionais da SEEDF e contribuírem com temas atuais na educação.

A ideia inicial é, prestigiar um profissional da escola com um convidado de fora! Inclusive famílias que queiram compartilhar experiências que tem tido com seus filhos em casa.


A primeira Live aconteceu no dia 18 de Agosto e contou com a participação da Psicóloga Simone Albuquerque Faria da EC 05 do Paranoá, no qual, trouxe muitas contribuições e fez uma fala sobre o contexto atual em que estamos vivendo.

                                       Venha participar você também!!!