EC SUSSUARANA

Código INEP: 53006925
Endereço: Chácara São Francisco, DF – 270, km 20, Núcleo Rural
Sussuarana, Paranoá – DF.
CEP: 71 586-200
Telefone: (61) 3506-2057 (Telefone público)
E-mail: secretarioecsussuarana@gmail.com
escola.sussuarana@hotmail.com
Site:
Projeto Pedagógico:


Equipe Gestora
Diretor: Renice Santana das Neves
Vice-Diretor: Lindalva Alves Pereira
Chefe de Secretaria: Maria Neuza Alves Ferreira

Atendimento

Educação Infantil –  4 e 5 Anos – 1º e 2º Períodos;
Sala de Recursos Generalista (Educação Infantil);
Ensino Especial (Deficiências Múltiplas);
Ensino de Jovens e Adultos – 2.° e 3.° Segmentos (noturno);
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (Psicólogo Itinerante e Pedagogo);                                                                            Orientação Educacional.

Turnos
Matutino: 07h30min às 12h30min
Vespertino: 13h30min às 16h30min


Histórico
A escola foi inaugurada em 23 de agosto de 1994, no governo Joaquim Roriz e construída em caráter provisório, pois todas as salas eram de latão. Situada na Chácara São Francisco Km 04, DF 270, atende à comunidade local e comunidades rurais próximas. O nome “Sussuarana” é derivado das onças “suçuarana” muito comum na região na época da fundação, e que hoje em dia encontram-se em extinção. A escola possui energia elétrica, água da CAESB e telefone público. Conta com serviço de Internet via rádio, custeado pelos servidores, professores e direção. Desde sua fundação, a escola sempre funcionou no sistema de classes multisseriadas, mas devido reivindicações da comunidade escolar, no ano de 2011, foram realizadas diversas discussões com as comunidades locais e representantes da Secretaria de Educação para que houvesse um remanejamento de estudantes para se extinguisse o sistema multisseriado. Em 2012 a Escola Classe Sussuarana tornou-se uma escola de Educação Infantil, mantendo a nomenclatura de Escola Classe, atendendo crianças de 04 e 05 anos de idade moradoras do Núcleo Rural Sussuarana, Núcleo Rural Buriti Vermelho, Núcleo Rural Itapeti, Granja Progresso, Fazenda Mariana e Filial 08. Os estudantes utilizam transporte escolar exclusivo para chegar à escola e retornar para casa.
Em 2014 a escola recebeu em doação da Administração Regional do Paranoá um parque de areia, fato que contribuiu significativamente para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O parque de areia é o espaço da escola preferido pela maioria das crianças, sendo citado diversas vezes nas atividades de escuta sensível.
No início de 2016 a escola passou por mais uma reforma. Foi instalado forro de PVC na cozinha e direção, piso de cerâmica e cobertura na área do refeitório e instalação de vasos adaptados nos banheiros utilizados pelas crianças.
No ano de 2017 a escola ganhou mais uma sala de professores e mais um banheiro custeado por doações de colaboradores. Recebeu instalação de caixa d´água de PVC de 5.000 ml, via Secretaria de Educação.
Em 2018, a escola ofereceu três turmas: Maternal II, 1º 2º períodos com 18 estudantes matriculados em cada. No mês de março a escola passou por uma reforma geral de: colocação de cerâmica nas paredes, pinturas de janelas, portas e parte interna da escola, reformas dos banheiros e reparos de calhas.

Projetos
Os principais projetos da escola listados e se possível, com uma pequena explanação sobre cada um deles.