Vídeos

DIA DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é tradicionalmente celebrado no Brasil no dia 21 de setembro. Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o desenvolvimento das ações relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência. O preconceito e a inacessibilidade pública são dois pontos centrais a serem debatidos nesta data, pois são aspectos que dificultam enormemente a vida dessas pessoas.

O dia 21 de setembro é o Dia da Árvore, que está também muito próximo ao início da Primavera no hemisfério Sul, estação conhecida pelo aparecimento do colorido das flores. Essas celebrações determinam o “Setembro Verde” e podem ser metaforicamente comparadas ao renascimento e renovação da vida, como acontece com as árvores e flores durante a Primavera, motivação e mobilização pela construção de uma sociedade inclusiva, onde todos, sem exceção, possam viver de forma cidadã e sem preconceitos.

No Paranoá e Itapoã a Coordenação Regional de Ensino vem promovendo anualmente uma grande comemoração para relembrar o compromisso da SEEDF com a criação e implantação de políticas públicas que promovam a inclusão dos estudantes especiais, dando apoio as suas famílias e oferecendo condições especiais de aprendizagem.